Ninguém tem uma enciclopedia completa de arte na cabeça, pois além de inútil seria extremamente desconfortavel. Mas oque eu vou contar é uma forma de trafico ilegal facilitado.
Por muitos motivos alguém pode nao conseguir transportar alguma coisa para outro pais, então oque ele faz é disfarçar a peça original como se fosse uma falsa, ou algo do tipo. Por exemplo um quadro...roubado...O procedimento é muito simples e as vezes quase impossivel de detectar, pois basta cobrir qualquer coisa que identifique a peça. Então você, um cidadão desavisado, está passeando pela europa e te oferecem uma replica de alguma peça famosa por preço de banana, oque você não sabe é que está comprando outra peça, e original. O item segue para ser ignorado pela alfandega na sua volta para o Brasil. O traficante tem entao que localizar você e essa peça sem valor e oferecer uma grana por ela..muito mais doque voce pagou e pronto! O objeto atravessou um oceano e ninguém sabe disso.
Existe no entanto alguns pontos onde esse esquema falha, e na maior parte das vezes quem se fode é você, pobre turista desavisado.Se te pegam na alfandega você leva na bunda. Se você vende o objeto pra outra pessoa e essa outra pessoa descobre ou é descoberta ela aponta você como o vendedor. O objeto é agora um elefantinho de porcelana ordinario e acontece que é muito dificil encontrar um desses num pais enorme com uma pessoa que desconhecida. As vezes peças raras desaparecidas estão rodando por ai a um preço muito menor que o valor original, e muitas vezes indo parar no lixo.
No filme"Lock, stock and two smoking barrels" é contada uma história dessas. Um par de armas sao roubadas e falsificadas, revendidas transportadas, refalsificadas e etc.. Por anos desaparecidas. Estragando um pouco uma das srpresas do filme, elas aparecem originalmente como armas caras, depois descobrem que é uma falsificação, e no fim descobrem que sao na verdade muito mais valiosas doque as armas que originalmente achavam que fosse.
Então lembrem-se de sempre verificar se as tralhas que você compra não são na verdade peças caras
Nenhum comentário:
Postar um comentário