sexta-feira, 3 de abril de 2009

Get out of the way, hang yourself, pee in public, asian pride! (??)


Bom, minha intenção com esse post é fazer uma introdução aos estilos musicais que foram criados pelas áreas da internet, mas acredito que se jogar uma informação atual demais, teremos um grande problema de incompreensão. Logo, farei uma retrospectiva histórica de onde se iniciou o movimento musical da população internética.

A internet, por ser um sistema ligado ao mundo onde movemos nossas carnes, é fortemente influenciada pelo mundo. E naturalmente, a informação recebida é muitas vezes reaproveitada, e modelada, podendo (talvez) ser chamada de arte.

Se falarmos apenas do conteúdo musical criado, temos uma linha praticamente paralela com as animações em HTML, flash, ou Java.

Acredito que um dos registros mais antigos que pode ser encontrado a respeito de animações na internet é um meme*, de uma época que a internet ainda estava em um processo de popularização, e não tinha ainda um conteúdo cultural potente como os de hoje. Seu nome é “Hempster dance”.

Era uma pequena página da internet, com gifs de hamsters, que andavam em círculos, ou giravam, em movimentos repetitivos, com um áudio engraçadinho.

Como esperado de um meme, a informação do site foi transmitida entre blogs e fóruns em grande velocidade, tendo uma explosão de visitas, chegando a marca de 15 mil diárias (isso aproximadamente um ano após a criação do site, em 1997) .

Com o avanço da internet e dos computadores, a plataforma de programação e design, flash, começou a se tornar cada vez mais popular, até se tornar parte importante de grandes portais de entretenimento, como “Something awful”, dos EUA, e o fórum de discussão “2-channel” do Japão.


Nota1:os termos, meme, os sites, something awful e 2-channel serão explorados decentemente nos posts seguintes.

Jogos e vídeo clipes foram criados, muitos fazendo paródias de outros jogos de plataformas mais antigos, ou criticando política, sociedade e as estrelas de sua atualidade. O site newgrounds.com (criado em 1995, mas fortemente popularizado em 1999) é um bom exemplo desse conteúdo.

Como as animações estavam cada vez mais fáceis e acessíveis ao público, a mixagem de cultura e conteúdo foi sendo cada vez mais complexa, e muitas delas, pegando fortes influências até das escolas de arte da história mundial.

E um exemplo dessa influência artística, que presenciei durante um bom tempo, alguns anos depois, em 2003, foi um movimento, que apesar de ser mal compreendido por muitas camadas da internet, foi uma espécie de base para a cultura de memes atuais.

Lógicamente, o movimento não teve um início do nada; teve também forte influência dos grandes fóruns da internet, o 2-channel e 4chan (projeto criado pelos fóruns de something awful), e sua grande comunidade de discussão sobre entretenimento, bobeiras, e outros vícios.

As animutations eram baseadas duas regras básicas:

- Utilizar imagens que foram popularizadas, ou são, ou foram famosas na internet, ou não.

- A música, que na maioria das vezes é em uma língua pouco compreendida.

Essas animações podiam, ou não ter sentido, roteiro lógico, estrutura, ou qualquer tipo de linguagem. A música também podia ter a possibilidade de ter partes, ou sua totalidade, com letras erradas (fato que claramente pode ser associado aos populares misheards** do youtube).

A primeira animutation, oficialmente registrada é o tosco “Japanese pokerap”, criado pelo percussor do movimento, Neil Cicierega***. Rapidamente novas animações foram criadas, por outros autores, sendo nomeadas Fanimutations, como “Bagabaga bob”, que já tem certa quantidade de informações. Esses seguintes já são exemplos de mesclagem de conteúdos, os hilários “Asian pride” e “Earth VS Funk”, com as implementações das letras mal traduzidas.


O movimento teve até uma espécie de revolução, pois os criadores de fanimutations queriam ser reconhecidos, e lutaram para a quebra do monopólio do nome “animutation”. Essa saga, bem humorada, e repleta de referências do próprio universo criado, e elementos metalingüísticos, “Colin Mochrie versus Jesus H. Christ” é talvez, a obra mais incrível já produzida nesse contexto.

Reparem que no fim do último episódio da trilogia, há uma breve, e simples música, mixada de várias outras canções e sons de vídeos. É o começo de novos estilos musicais. Mas continuaremos o assunto em alguns dias.

*Memes: São piadas, notícias, ou informações, que foram espalhadas rapidamente pelos confins da internet, se tornando extremamente populares. São vistas principalmente em fóruns de discussão anônima.

**Misheards: São músicas com sua letra alterada pela barreira das línguas. Um exemplo popular é a animação “o cara tussiu”

***Neil Cicierega: O percurssor do movimento animutation. Sua primeira experiência com o estilo foi acidentalmente criada aos 13 anos, com o japanese pokerap. Atualmente é líder da banda “Lemon demon” (onde é o único integrante).

No melhor estilo (não só) animutation, Bye-Q!

2 comentários:

  1. Olha só..toh impressionado =D
    Agora só precisa preencher todo o espaço possivel com coisas que sirvam de desculpas para matar o tempo e procrastinar algumas tarefas importantes.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade ia ser bacana dar uma melhorada no visual..esses links azuis e rexos deixam as coisas mais feias e ilegiveis.

    ResponderExcluir